Carta-Circular SUSEP/GABIN/n 01/2003

Rio de Janeiro, 6 de março de 2003

Senhor Diretor,

A Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização - FENASEG está elaborando a edição de 2002, do Balanço Social dos Setores de Seguro, Previdência Complementar Aberta e Capitalização, cuja finalidade principal é a de apresentar os aspectos relevantes à projeção social destes segmentos, decorrentes de sua macro-atuação econômico-financeira, vez que, não raro, as áreas econômica e social são analisadas separadamente, como se nenhuma interação houvesse entre elas.

Em outros termos, o projeto destina-se a estudar, analisar e entender os segmentos supervisionados pela SUSEP, reunindo segurados, subscritores, contribuintes, sociedades seguradoras, sociedades de capitalização, entidades abertas de previdência complementar, corretores, associações de classe, entidades vinculadas, órgãos normatizadores e controladores, em uma configuração abrangente. A identificação destes aspectos macro-econômicos- sociais, possibilitará diferentes óticas de análises, ensejando a localização de novos parâmetros peculiares aos setores de seguro, previdência complementar aberta e capitalização, integrando-se as áreas econômica, financeira e social, no âmbito dessas atividades.

Esta projeção social, traduzindo as ações dos agentes dos mercados supervisionados perante a sociedade, alargará suas fronteiras operacionais, quando confrontadas á visualização tradicional de suas atividades, tornando claras as atuações e inter-relações que já ocorrem no dia-a-dia, mas que, por vezes, são desconhecidas ou até mesmo ignoradas por vários outros segmentos da sociedade. Este trabalho apresentará subsídios para uma série de pontos, trazendo contribuições para o progressivo adensamento desses laços ao longo do tempo.

Assim, solicitamos a colaboração de Vossa Senhoria, com o preenchimento dos dados do sistema disponível para download no endereço www.susep.gov.br na seção de novidades, que, em seguida, deverá ser remetida diretamente à Fenaseg, até o dia 11 de abril de 2003, para o e- mail:

balanço.social@fenaseg.org.br ou, em disquete a ser entregue à Rua Senador Dantas 74, 12. Andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, a/c da Superintendência de Previdência, Vida e Assuntos Institucionais. Informamos, ainda, que o programa poderá ser retirado em CD-ROM diretamente no Centro de Documentação da SUSEP, à Rua Buenos Aires 256, Centro, Rio de Janeiro, ou nas suas representações regionais de Brasília, São Paulo e Rio Grande do Sul.

 

Atenciosamente

NEIVAL RODRIGUES FREITAS

Superintendente Interino