SES - Sistema de Estatísticas da SUSEP

versão 4.0
ATENÇÃO:

O plano de contas das sociedades e entidades do mercado supervisionado sofreu, em 2011, alterações que impactaram nos conceitos e definições de algumas das informações do balanço (ativo, passivo e DRE).

Tais alterações foram contempladas nos quadros referentes às informações de balanço do sistema FIP, responsável pelo recebimento dos dados do mercado.

Por outro lado, essas alterações conceituais não foram contempladas nos demais quadros do FIP, que continuaram a ser informados segundo as definições e conceitos vigentes anteriormente. Assim, é necessário atentar para a descontinuidade de alguns conceitos e o desalinhamento das informações entre os diferentes relatórios do sistema.

Foi publicada a segunda versão do Relatório de Análise e Acompanhamento dos Mercados Supervisionados. Tendo com base os dados estatísticos e contábeis encaminhados pelas companhias supervisionadas, o relatório apresenta a evolução histórica de receitas e provisões, análises de resultados, concentração, e do desempenho no 1º semestre de 2014, além de projeções para o período subsequente.

Para acessar o mais atual, clique aqui.
Ou Clique aqui para acessar todas as versões

Susep adota nova sistemática de divulgação de dados do mercado supervisionado

A partir de 15/06/2015 a publicação da base do SES (arquivo .csv), bem como a atualização das informações no Sistema SES Online passarão a ser feitas semanalmente, às segundas-feiras.
Essa mudança visa manter os dados da base (arquivo .csv) sincronizados com o sistema online, garantindo a consistência das informações entre ambas as fontes de consultas.

Para consultar o SES selecione uma das opções abaixo:

Consultas sobre:



Empresas
  



Operações
  



Produtos
  


Informações sobre as consultas:

Consultas sobre Empresas: Trazem resultados relativos as operações totais das empresas.

Consultas sobre Operações: Trazem resultados relativos às operações nos mercados supervisionados, segregados por mercado.

Consultas sobre Produtos: Trazem resultados relativos a determinado produto.
 
Forum do SES:
Para esclarecer dúvidas ou apresentar sugestões participe do Forum do SES.


Base do SES para Download:
Base de Dados do SES, atualizada até 201606 (gerada em 29/08/2016 00:30:38)



Informativo ao mercado

Em junho/2013 (base referência Abril/2013), as publicações das bases de dados do sistema de Estatísticas da SUSEP - SES foram disponibilizadas no formato "Comma Separated Values - CSV", em substituição ao formato "Microsoft Access - MDB".

Tal alteração se fez necessária devido ao alto volume de informações disponibilizado (mais de 2GB), volume este não mais suportado pelo gerenciador de banco de dados Microsoft Access.

O novo formato adotado (CSV), além de permitir maiores volumes de informação, já se encontra aderente aos padrões de interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-Ping).

Neste novo modelo de publicação cada tabela passou a corresponder a um arquivo com a extensão ".csv".

Aproveitamos para informar que, na base inicialmente disponibilizada no portal da SUSEP, no dia 04/06/2013, o símbolo utilizado como separador de casas decimais era o ponto. Ou seja: O valor 2376.98 correspondia a 2376,98.

Da versão gerada em 11/06/2013 em diante, o símbolo utilizado como separador de casas decimais passa a ser a vírgula, conforme a notação brasileira.

As alterações necessárias foram efetuadas e uma nova base (ainda com referência Abril/2013) foi disponibilizada no sítio da SUSEP. Esta nova base pode ser identificada por ter uma data de geração posterior a 10/06/2013.

Nesta nova versão, a vírgula foi utilizada como símbolo de separação das casas decimais e também foram alterados os nomes das colunas "premio_emitido", "premio_total" e "sinistro_seguros" da tabela SES_SEGUROS, que passarão a ter as seguintes denominações: "premio_direto", "premio_de_seguros" e "sinistro_direto", respectivamente.
Sobre o SES:
Os dados apresentados foram extraídos diretamente dos Formulários de Informações Periódicas (FIP), enviados à SUSEP pelas companhias seguradoras, resseguradoras, entidades abertas de previdência privada e sociedades de capitalização, em atendimento às normas vigentes, e podem sofrer alteração através de recargas de dados, após análises realizadas pelos setores responsáveis.

O objetivo deste sistema é fornecer ao público em geral estatísticas dos mercados supervisionados pela SUSEP.

Para as consultas on-line os dados são atualizados diariamente. A base de dados completa deste sistema, atualizada mensalmente, pode ser baixada no link acima.
  Está disponivel, nesta base de dados, a partir de julho/2004, tabela contendo a movimentação mensal de operações por ramo de seguro.

Para o seguro saúde em 2001, foram considerados os dados de cada companhia até o mês da efetiva transferência de controle para a ANS.

Sugestões, críticas e observações podem ser encaminhadas à Susep pelo e-mail: comec.rj@susep.gov.br